terça-feira, 6 de março de 2012

OFICINA DE PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL

ESCOLA MUNICIPAL BATISTA VASCO DA GAMA
COORD. PEDAGÓGICA: DANIELA ROSA DA SILVA


OFICINA DE PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL


JUSTIFICATIVA

Diante do grande número de crianças que tem apresentado dificuldades na produção de textos- o que tem gerado nas professoras uma enorme angústia -pois os alunos estão escrevendo com muitos erros ortográficos e as intervenções realizadas não estão surtindo o efeito esperado, ou seja, não estão levando as crianças a produzirem textos com menos erros ortográficos, surgiu a necessidade de criarmos espaços de formação continuada dentro da própria Unidade Escolar para refletirmos e criarmos estratégias para e socializar as práticas das professoras e ampliar-lhes seus repertórios de estratégias de produção e revisão textual.
Dessa forma, esse é o segundo encontro de uma sequência que se iniciou com o tema: Dificuldades ortográficas, em seguida veio a oficina de produção e revisão textual e por último trabalharemos a temática avaliação.

OBJETIVO GERAL
Refletir sobre as intervenções realizadas no processo de ensino aprendizagem a fim de favorecer a aprendizagem de todas as crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

¢     Levantar as estratégias utilizadas pelo grupo no ensino de ortografia;
¢     Perceber a importância da leitura na aprendizagem da escrita;
¢     Diferenciar as dificuldades ortográficas que possuem regras e aquelas que devem ser memorizadas pelos alunos;
¢     Ampliar o repertório de atividades para se trabalhar as dificuldades ortográficas;
¢      Elaborar estratégias específicas para se trabalhar com dificuldades ortográficas que possuem regras e para aquelas que devem ser memorizada.
DURAÇÃO
4 Horas

RECURSOS

  • Data show;
  • Atividades xerocadas;
  • Folhas de papel pautado;

CONTEÚDOS

  1. Diferenciação entre o traçado das letras;
  2. Identificar a que som cada letra corresponde;
  3. Importância da leitura para a formação de escritores competentes;
  4. Produção e revisão de textos;
  5. Diferentes estratégias de produção e de revisão textual.

AVALIAÇÃO
O grupo em círculo, de mãos dadas, fala um pouco sobre os pontos fracos e fortes do encontro, o que gostou e o que precisa melhorar.

Referências
                                                         
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997

MORAES, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010.

CAGLIARI, Luiz Crlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário