domingo, 4 de março de 2012

Mediação pedagógica

Mediação pedagógica
Daniela Rosa da Silva


A escola é um lugar social onde o contato com o sistema de escrita e com a ciência enquanto modalidade de construção de conhecimento se dá de forma sistemática e intensa, potencializando os efeitos dessas outras conquistas culturais sobre os modos de pensamentos.
Oliveira, 1996

O professor alfabetizador enquanto mediador do conhecimento

Numa perspectivamente completamente sociointeracionista e vigotskyana, a ação didática do professor deve ser a de mediador do conhecimento e não a de detentor do saber. Pois, assumir o papel de mediador do conhecimento pressupõe atuar na zona de desenvolvimento proximal (ZDP) do aluno com base no uso de diferentes linguagens e estratégias de ensino.
A ZDP é um conceito de Vygotsky que representa o nível de conhecimento real, simbolizado pela capacidade de resolver problemas individualmente e o Nível de Desenvolvimento Potencial (NDP), caracterizado pela capacidade de resolver problemas com o auxílio de pessoas mais experientes. No Nível de desenvolvimento potencial, o indivíduo possui uma série de informações que lhe habilita a resolver o problema apresentado, mas ainda não consegue utilizar as ferramentas adequadas para resolvê-lo sem ajuda de alguém mais experiente. São conhecimentos potencialmente atingíveis. É justamente nesta lacuna compreendida entre estes dois níveis que a ação pedagógica deve incidir.
Uma boa estratégia para garantir a aprendizagem de todos os educandos é o trabalho com pequenos grupos onde o professor pode observar e orientar de perto cada aluno individualmente, além de possibilitar-lhes a interação com seus pares.
É justamente através desse trabalho de mediação que o professor da EJA ajudará seus alunos no processo de construção e internalização de conhecimentos – a passagem do externo para o interno, de processos interpsíquicos (realizados entre as pessoas no meio social) para os processos intrapsíquicos (realizados no interior de cada um individualmente – aprendizagem de fato).
Dessa forma é que podemos afirmar que o professor é o principal mediador do processo de aprendizagem formal, pois é ele que vai organizar o conteúdo que será ressignificado pelos educandos.



Um comentário:

  1. Olá Daniela
    Parabéns pelo seu Blog.
    Já sou sua seguidora, visite o meu também.
    Sds
    Mary

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